Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Momentos com Ana

Os Momentos com Ana

Desafio das 52 Semanas #51

Semana 51: Coisas que me marcaram neste ano

Desafio 52 semanas.jpeg

Os momentos que mais me marcaram foram aqueles que têm muito a ver com as filhotas.

- Assim, a minha mais nova devido a ter arranjado novo emprego teve de sair de casa e mudou de cidade.

- A mais velha meses depois aceitou o desafio de um novo projeto e foi trabalhar para fora do país e, nesse sentido também abalou de casa.

- Noutra vertente, quanto ao lazer este ano fiz muito mais viagens do que nos outros anos. Fomos a Colonia na Alemanha, passámos por Amesterdão, Holanda, fomos a Cabo Verde e por último fomos a Milão, Veneza em Itália. Foi um ano muito passeado

- Fizemos umas obras na casa de férias e a casa ficou uma maravilha.

E o que certamente me marcou mais durante o ano foi o nosso lar ter ficado vazio, estamos com a sindrome do "ninho vazio" tal como nos diz Debora Carvalho Meldau em https://www.infoescola.com/psicologia/sindrome-do-ninho-vazio/  "A chamada síndrome do ninho vazio é uma condição caracterizada pelo surgimento de um quadro depressivo por parte dos pais (afetando geralmente a mãe) após a saída dos filhos de casa, a partir do momento em que eles se tornam independentes, partindo para outra moradia."

Nada que não se consiga ultrapassar, mas enquanto dura custa-nos sempre.

No final deste texto, referem uma consolação em especial para a mãe, mas nesta casa o pai também sente a falta, só que não verbaliza.

"Neste período, a ajuda dos filhos é de extrema importância, sendo que deve haver uma inversão de papéis, com os filhos passando a “consolar” os pais, especialmente a mãe."

E foi assim o meu ano com altos e baixos, com positividade e alguma negatividade. Mas temos de seguir em frente e de entrar no ano de 2019 com muita alegria, paz, gratidão e positividade.

Um Beijo para vocês,

 

 

Neste TAG participam para além de mim, a 3ª face, a Ana, a Catarina, o Carlos, a Carlota, a Charneca em Flor, a Daniela, a Desarrumada, o David, a Fátima, a Gorduchita, a Happy, a Hipster Chic, a Isabel, a Mãe A, a Mariana, a Maria Mocha, a Marquesa de Marvila, a Mimi, a Paula, o P.P, a Sweetener, a Sofia, a Tatiana, a Tita e o Triptofano 

(nomes ordenados alfabeticamente)

Espreitem o que cada um de nós vai respondendo ao longo do ano também podem espreitar pelo tag  52 semanas

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.